A Casa de Pedra e o Ônibus Fantasma – 06/10/2018

Brasília, 6 de outubro de 2018

por Evandro Torezan

Casa isolada, com paredes de pedra, encravada nas franzidas Serras do Maranhão. Foi isso que fui conhecer neste sábado, véspera de eleição majoritária. Anos antes, eu havia estudado o entorno desta casa pelo Google Maps, mas nunca pensei em ir visitá-la pois a belíssima Trilha do Alto Delírio, na mesma região, nos atraía como ímã. O pensamento era: “Se vamos para aquele lugar distante, faremos a Delírio!” Contudo, quando o antigo proprietário da área onde se desenvolve a Alto Delírio morreu, os herdeiros resolveram proibir a passagem por suas terras. A mais bela trilha do Distrito Federal acabou nesse episódio e a Casa de Pedra herdou seu espólio ciclístico, passando a ser o destino preferido dos mountain bikers que visitam a região.

bannerlivro

O ponto de partida da trilha, convocada pelo amigo Leonardo Coutinho, foi o Parque dos Jequitibás, em Sobradinho. Cheguei antes das 6h30 e comi com calma minha marmita de batata-doce e frango. Logo chegou Leonardo e, por último, Hércules.

Saímos do parque às 7h, cruzamos o Córrego Sobradinho e por estradas de chão chegamos à Comunidade Lobeiral. Entramos à direita e seguimos para a Fazenda Mugy. Cruzamos seus deliciosos singles para chegar à rodovia DF-205.

Pelo asfalto, pedalamos 3,5km antes de voltar para a trilha. Logo que entrei na estrada de chão que segue para o Rio Maranhão, lembrei-me da primeira vez que passei ali, há quinze anos. Acabara de mudar-me para Brasília. Eu pertencia ao grupo que diz “em Brasília é tudo plano” e logo numa das primeiras trilhas pelo DF fui apresentado às montanhas do Planalto Central.

Chegamos ao Rio Maranhão. A água limpinha convidava para um mergulho. Aceitamos o gentil convite comprometendo-nos com a água de passar por lá na volta. Enquanto eu fotografava o rio, passou por mim alguém que não me parecia estranho. Guardei a câmera e acelerei para descobrir quem seria. Bom, não era nenhum de meus amigos, mas era um rosto conhecido. Na noite anterior, procurando no Google o tracklog da trilha, achei a seguinte matéria: “Em dia de calor recorde, repórter faz trilha considerada uma das mais difíceis do DF”. Li a reportagem de Fábio Amato, repórter-ciclista da Globo/DF, preparando-me psicologicamente para o que enfrentaria. Coincidentemente, foi Fábio que passou por mim.

O primeiro trecho de subida da serra é um absurdo. Pouco mais de 1,5km com 10% de inclinação média. Subi conversando com Fábio esse primeiro trecho. Quando parei para esperar meus amigos, ele seguiu. Do Maranhão até o local mais alto são quase oito quilômetros, 6% de inclinação média.

Essa região serrana, na margem direita do Rio Maranhão, é conhecida como Serras do Maranhão. As centenas de riachos que nascem no fundo dos vales e nas grotas juntam-se para alimentar o Maranhão com águas que compõe a Bacia Amazônica e irão desaguar no Oceano Atlântico, na Ilha de Marajó. É uma região de difícil acesso, com muita vida selvagem. Registros de ocorrência de onças são corriqueiros. As paisagens são fantásticas. Matas nas áreas baixas, campos sujos e limpos nos morros.

20181006_120057

No ponto em que, no passado, entrávamos para a Trilha do Alto Delírio, agora há porteira fechada, com placa avisando: entrada proibida. Que pena!

Fábio, que havia parado para fotografar, passou por nós ali no alto e desceu rápido.

Descemos também para a Casa de Pedra. Encontramos alguns ciclistas fazendo o caminho de volta, sofrendo na subida. Do alto até a casa são 2,5km percorridos rapidamente. A casa foi construída usando o material mais abundante na área: pedras. Por que levar tijolos até lá se havia tantas pedras disponíveis? É casa grande, rústica. Portas de vidro mostram que foi construída para ser sede da fazenda.

20181006_113522

O homem que mora na casa vende algumas bebidas, sem gelo pois não há energia elétrica por lá.

Havia mais um ponto que eu desejava conhecer: o Ônibus Fantasma. Outros ciclistas, que chegaram antes de nós, discutiam se iriam até lá. Eu iria, com certeza, mesmo avisado de que o percurso era pesado. Tomei uma coca-cola e sem perder tempo, parti. Meus companheiros de pedal ficaram esperando-me na casa.

O começo da trilha até o Ônibus Fantasma é tranquilo. Depois de subir um pouco, desci até o Córrego Piancó, que estava com pouca água, mas na travessia da estrada formou-se pequeno lago, cheio de girinos.

20181006_100036

Depois do Piancó, acabou a brincadeira. Foram cerca de três quilômetros de empurra bike. Eu pensei que iria fritar. Pensei em desistir. As pernas estavam bambeando de tanto esforço. Pelo menos a vista a partir do alto compensa.

Quando no final de um ladeira, olhei para a esquerda e vi um ônibus cinza parado numa clareira, nem acreditei que tinha chegado. Ele foi colocado ali pelo proprietário da área. Grileiros ameaçavam invadir a fazenda e, além de servir de refúgio para os seguranças contratados, o ônibus funciona como marco de posse. É um ônibus antigo, pneus murchos, com ar condicionado instalado no teto. Chamam-no de Ônibus Fantasma. Não sei se realmente é, mas quando ouvi barulhos dentro dele, e nenhum sinal de gente por perto, peguei minha bike e parti.

20181006_104613

Para chegar ao ônibus levei pouco mais de uma hora. Para voltar, menos de trinta minutos. O cheiro de pastilha de freio queimada revelou a inclinação forte. Quando passei pelo riacho, não resisti. Tomei banho refrescante, dividindo a água com centenas de girinos.

De volta à Casa de Pedra às 11h30, comi uma latinha de atum, tomei outra coca-cola, abasteci meu camelbak que já estava seco e descansei alguns minutos.

Meio dia. Acordei meus amigos, que dormiram de tanto esperar-me, e partimos serra acima. Teve mais empurra bike. A saída da casa é íngreme. Pelo caminho, atento às plantas a minha volta, fui encontrando algumas frutas. Outubro é ótimo mês para explorar o cerrado pois ele está cheio de frutas: cajuzinho, cagaita, bacupari. As mangabas ainda estavam verdes.

Aos poucos, minhas pernas ressuscitaram. A energia do atum com coca-cola fluiu pelo corpo. Leonardo já pensava em pedir resgate, seguido na intenção por Hércules. Passado o alto, eu só pensava em chegar ao Rio Maranhão e aliviar o calor. Segui sem parar. Em trinta minutos cheguei ao rio. Pulei a cerca, caminhei alguns metros pela margem, deixei a bike encostada numa árvore e entrei no rio. Apesar de largo, o Maranhão é bem raso nesse ponto. Sentei-me no meio do leito e fiquei observando a ponte para não deixar que os amigos passassem. Dez minutos depois chegou Hércules, que pelo jeito rogou a Zeus para recuperar suas forças, acompanhado por Leonardo. Eles juntaram-se a mim para curtir as águas do Maranhão.

WhatsApp Image 2018-10-07 at 06.24.36 (4)

Terminado o banho, voltamos ao pedal. Subimos o vale da margem esquerda do Maranhão, que nem de longe compara-se à margem direita, até o asfalto da DF-205. Minha água acabou novamente quando chegamos numa pedreira que tem, logo na entrada, bebedouro disponível para quem precisar. Enchi o camelbak.

Desde a saída do rio, eu só pensava na Oito e Meio, subida difícil que enfrentaríamos para voltar a Sobradinho, mas Hércules tinha uma carta na manga. Sugeriu que, em vez de subir pela Oito e Meio, seguíssemos pela Trilha Três Riachos, sugestão imediatamente aceita. Seguimos pelo asfalto por cerca de nove quilômetros até a entrada da trilha. A Trilha Três Riachos segue pelo meio de morros, acompanhando o Córrego Sansão que é cruzado várias vezes, sendo que em duas delas, a passagem é a vau.

20181006_143231(0)

Apesar de menos íngreme, a Três Riachos não é tão fácil. Percorremos sete quilômetros com inclinação média de 4%, bem mais fácil que a Oito e Meio.

No final da Três Riachos, quando chegamos ao asfalto, loja de açaí chamou nossa atenção. Paramos. Infelizmente não tinha açaí, mas aplacamos o calor tomando picolés.

Faltava pouco. Atravessamos um condomínio e, num sprint final, deixei os amigos pra trás seguindo rápido até o Parque dos Jequitibás.

Trilha dura para um sábado tão quente. Foram 79km, com 2032m de ascensão, em quase sete horas de trilha.

10 comentários sobre “A Casa de Pedra e o Ônibus Fantasma – 06/10/2018

1. Pingback: “De catedral a catedral” no programa MtBike da TVN Brasil | Ser Pedalante