Vale Europeu: Ser Pedalante nas tifas da Colônia Blumenau

Conheça o quinto livro de Evandro Torezan: Vale Europeu: Ser Pedalante nas tifas da Colônia Blumenau.

A cicloviagem realizada no Vale do Itajaí em outubro de 2021, época da pandemia de covid-19, deu origem ao novo livro de Evandro Torezan.

Situado no Médio Vale do Itajaí, o Vale Europeu é uma região turística reconhecida pela rica história de colonização, tendo sido povoado principalmente por imigrantes alemães e italianos desde o século XIX. Originando-se da Colônia Blumenau, que foi o empreendimento pioneiro, diversos municípios surgiram e hoje formam o cenário pelo qual se estende o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. Este circuito, o primeiro e o mais celebrado roteiro oficial de cicloturismo do Brasil, proporciona uma aventura única pelas pequenas cidades, pela sua cultura vibrante e por suas paisagens deslumbrantes.

Ao mergulhar na narrativa deste livro, o leitor será transportado para esse cenário pitoresco, acompanhando a jornada dos ciclistas que enfrentam desafios e deslumbram-se com as belezas naturais e construídas que encontram pelo caminho. A história da região é explorada, desde as origens das cidades até o legado deixado pela colonização, revelando como esses elementos se transformaram na identidade do Vale Europeu.

Embarque em uma jornada pelo coração de Santa Catarina e descubra uma região encantadora, onde as tradições europeias se entrelaçam com a beleza natural brasileira, formando um mosaico cultural e histórico único. Esta obra é uma homenagem à riqueza cultural, à beleza natural e ao espírito de aventura que define o Vale do Itajaí. Ideal para entusiastas de cicloturismo, amantes da história brasileira e todos que se encantam pela ideia de explorar o Brasil por uma perspectiva única e emocionante sobre duas rodas.

As fotos da capa e contracapa são do fotógrafo Adriano Kirihara e de Leidiane Torezan e o prefácio é da Arquiteta/Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade Angelina Wittmann.

compreagora conhecaolivro

4 comentários sobre “Vale Europeu: Ser Pedalante nas tifas da Colônia Blumenau

  1. Sou suspeita em falar, considerando que também participei da cicloviagem e sou fã dos livros do Ser Pedalante. Mas esse livro, em especial, me fez ver a cicloviagem sob um aspecto diferente.
    Normamente passamos pelas regiões e contemplamos tantas belezas, mas não nos damos conta do quão importante são as pessoas dos lugares em que passamos. E nesse caso, o quão importante foram para a colonização e desenvolvimento do sul do país.
    A forma como ele retratou o período em que ocorreu a viagem também foi fantástico, e digo mais, cheguei a me emocionar. Como é estranha nossa memória, mas bom ao mesmo tempo. Conseguimos apagar coisas ruins que agente vive num piscar de olhos. Eu não me lembrava mais desse período triste. Só ficaram memórias boas da viagem.
    Mas enfim, quero parabenizá-lo, Evandro, pelo excelente trabalho de pesquisa.Você conseguiu passar a mensagem com tamanha riqueza de detalhes.
    Amei o livro!
    E para quem deseja fazer o Circuito Vale Europeu, o livro é um excelente guia. Fica a dica!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Caro Evandro, como é bom ler um livro que fala dessa paixão pelo ciclismo e ao mesmo tempo cheio de histórias, cultura e pessoas, parabéns! Estou planejando o passeio pelo vale e seu livro me motivou ainda mais, obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário